sexta-feira, 25 de julho de 2014

Visita a Porto das Caixas: Santuário do Jesus Crucificado

Não esqueça de curtir nossa Página no Facebook: Nois Anda
Siga-nos no Twitter: Nois Anda no Twitter

Nossa primeira viagem perto de casa: Porto das Caixas.


Inicialmente, havíamos projetado visita ao Restaurante do Zé Paraíba, local de comida nordestina no bairro do Outeiro das Pedras a 1 quilômetro do centro, mas quando você vai traçar um roteiro de viagem a coisa muda e isto faz parte. Neste caso, o grau de importância deve fazer a diferença sempre.

Porto das Caixas está localizada no segundo Distrito de Itaboraí a cerca de 10 quilômetros do centro. Sua história e o auge da sua importância nos remete ao século XVI sendo esta uma importante província do 
Estado do Rio de Janeiro. Por ser perto do rio Aldeia, uma vertente do Rio Macacu, sua localização privilegiada foram criados um porto fluvial e armazéns, afim de abrigar produtos do comércio em geral da circunvizinhança. Porto das Caixas tornava-se, então, um centro comercial importante tendo seu crescimento acelerado na época.

O nome Porto das caixas: as mercadorias à época eram transportadas em "caixas". Daí o nome de origem.


Hoje, pela manhã, estava marcado um churrasco com o pessoal do Condomínio precedido pela reunião de condôminos de ontem, sábado. Deixei avisado de nossa saída e que voltaríamos a tempo para participar e partimos para nosso destino.

Às 12:10h saímos, Alcione e eu, de moto, e, 14 quilômetros à frente chegamos a Porto das Caixas. A cidade estava tranquila. Muitíssimo diferente dos seus anos de "resplendor" devido ao acontecido quando milhares de peregrinos, gente que não media tempo, quantidade ou custo para visitar o Santuário de Jesus Crucificado (site oficial portodascaixas.com.br), almejava receber uma graça do Cristo Crucificado.



O fenômeno

 Data de 1968, especialmente no dia 26 de janeiro, segundo a história, cerca de 40 pessoas, além do padre presenciam o fenômeno do sangramento da imagem do Cristo no interior da igreja. A imagem de 1,30 de comprimento numa cruz de 2 metros foi feita de um espécie de papelão. A imagem vinda da Itália diretamente para a igreja de Porto das Caixas está até os dias de hoje no mesmo local para visitação.





Na foto acima (à esquerda) a foto aproximada da imagem onde aconteceu o relatado fenômeno ou milagre, como preferirem.

Abaixo, a foto do pedestal usado como suporte da imagem está para visitação na Sala das Promessas onde os fieis depositam algum objeto em gratidão à graça alcançada. Repare que não foi limpa, do mesmo jeito se encontra até a presente data.



A igreja em si é muito bonita e está em pleno estado de conservação, diferentemente do centro de Porto das Caixas. A Prefeitura há tempos sinaliza com a revitalização do espaço, mas acho que teremos de "amargar" mais um bom tempo com o descaso.



Como não é da minha alçada atestar fenômeno ou milagre vou continuar nos fatos históricos.

Na entrada do templo atual o viajante vê as ruínas da igreja primitiva. Na data de 1595 havia em Porto das Caixas "a igreja de Nossa senhora da Conceição, atual Santuário de Jesus Crucificado, fundada pelos Jesuítas em 19 de maio de 1595 (24 anos após chegada ao Brasil), e a Santo Antônio de Sá, fundada pelos Franciscanos". Fonte: portodascaixas.com.br.



A entrada da igreja necessita de revitalização, como já mencionei acima. Vendedores de artigos religiosos vivem deste comércio e trabalham em locais precários tiram dali seu sustento.



Um novo Santuário encontra-se em construção em Porto das Caixas. Segundo o site da igreja (portodascaixas.com.br), o número de romeiros vindos de várias partes do Brasil criou a necessidade de ampliar o espaço para as missas e visitação. Mesmo a criação de um salão maior na parte de trás da igreja não absolveu tamanho número de pessoas. No dia 26 de janeiro foi anunciado o local de construção do Novo Santuário depois de uma grandiosa e solene procissão, afim de absorver a demanda.

Em se falando de comida, a igreja possui restaurante muito bem situado no seu interior. Um vasto salão acomoda todo e qualquer viajante e não deixa a desejar na qualidade, não é necessário muito dinheiro para comer em Porto das Caixas.

Além da igreja, o centro de Porto das Caixas conta com alguns (pequenos) bares e restaurantes de comida simples e petiscos. O restaurante Porto Gril (em frente a igreja) de propriedade da Jussara e do Edvar com quem tivemos o prazer de conversar, serve comida a quilo de quarta a domingo. Eles estão a cerca de 10 anos no local, mas o restaurante data de muito antes disso sob outra direção.





Hotel em Itaboraí há dois: o Hotel Pedra Bonita, no centro, em frente à Delegacia e o Ibis, da Rede de Hotéis Ibis, na entrada da cidade, no Outeiro das Pedras. Com ótimas acomodações o preço varia de R$80,00 a R$120,00 a diária.





  

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Destino: Viajar perto de casa

Olá, pessoal!

Comecei este blog de viagens para relatar minhas viagens, afim de dividir com o amigo internauta como é bom se "movimentar".

Viajar sempre foi o "boom" do momento! Não como que uma "fuga", mas por puro prazer e sensação de liberdade. No entanto, inicialmente, o erro, por vezes fatal de qualquer aspirante a blogueiro é "começar". Por onde "começar"? This is question!

O blogueiro ou um mortal qualquer sente vontade de viajar. Navega na internet onde encontra um vasto material de gente que faz das viagens seu hobbie e profissão.

O aspirante a "historiador (a), geografo (a), escritor (a)", então, resolve também colocar o pé no mundo e andar, andar e andar como se o mundo de "algodão doce" das novelas da TV fosse real, a lida diária fácil e os problemas se dissipassem num estalido de dedos. Mas, como viajar sem um destino? Como viajar sem uma programação?

Já que estou falando de mim mesmo, começo meu destino como muitos blogueiros profissionais, aventureiros nada aventureiros. Gente que sabe o que faz. Gente que sabe como a "banda toca", que aprendeu com os erros e acertos.

Novidade nenhuma se eu dissesse que meu destino é o meu bairro. O mais perto de mim. Terreno inexplorado. Riqueza ao "lado da minha casa".




Veja esta foto do meu amigo, funcionário da prefeitura local e fotógrafo profissional, Edmilson Domingos de Souza que mostra a visitação ao Parque Paleontológico de Itaboraí. 

Evidentemente que a foto eu peguei do site da prefeitura, porque ainda não visitei esse Parque, mas vou procurar saber como é a visitação e postarei as fotos com a história.

Inté!



quinta-feira, 17 de julho de 2014

Larguei as dorgas, agora sou viajante

Aqui e ali a gente se diverte. Sem a "fissura" do dia-a-dia Alcione e Nelson andam e andam...

Alcione vivia reclamando comigo que sua vida era trabalhar, trabalhar e trabalhar igual uma escrava (hehe, coisa de quem escreve, sabe) e sair pra passear que é bom, noften.

Mal sabia ela que o mesmo eu pensava (como se fosse novidade) e como que lendo pensamentos ESBRAVEJEI: vamos viajar, mulher!

Pegamos nossas mochilas e partimos. Eu, 44 anitos de boa presença, ela portando a beleza que lhe "dei" e 26 anos de garra e vontade e o primeiro destino foi uma restaurante de comida nordestina há cinco quilômetros da nossa casa (achou que a viajem seria para EUA, Europa ou uma Austrália da vida, né?) bem simples, mas de ótima reputação, atendimento "cara-a-cara, olho-no-olho" e comida farta e reconhecidamente boa e em conta.

O Restaurante do Zé Paraíba fica em Itaboraí, cidade onde residimos. Itaboraí está há cerca de 40 km da capital fluminense e até uns 20 anos atrás vivia do cultivo da laranja e agricultura posteriormente tornado-se "cidade dormitório" para quem queria tentar a vida no Rio de Janeiro, mas agora cresce a passos acelerados devido à construção do Complexo Petroquímico do Rio de janeiro - COMPERJ.

Pois, é. Esse é apenas um pouco da apresentação do Blog Viagens de Nelson e Alcione.

Criamos este espaço para dar dicas de viagens, turismo e um quebra-galho qualquer que envolva boa comida, passeio, diversão, amizade e pouco, muito pouco gasto.

Breve postarei as fotos das nossas andanças.

Bora viajar!